dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     06/05/2024            
 
 
    
Milho    
Milho Bt não previne contra pragas secundárias
Produtor deve fazer monitoramento constante da lavoura e manejo integrado para prevenção
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
25/10/2012

As pragas estão entre as principais responsáveis por grandes perdas nas culturas. Na milhocultura, as pragas primárias podem ser combatidas com a tecnologia Bt, por exemplo. Todavia, as secundárias continuam a preocupar os produtores rurais. Para combater esse problema, é importante que o agricultor conte com um manejo integrado adequado. Além disso, o monitoramento da lavoura deve ser constante. Caso contrário, as perdas podem chegar a até 70%.

— Após a entrada da tecnologia Bt no Brasil nos últimos três anos, controlamos as principais pragas na cultura do milho. No passado, fazíamos de 4 a 7 aplicações de inseticidas nas culturas convencionais. Hoje, com o milho Bt, o produtor faz apenas uma e, em algumas lavouras, nenhuma. Além disso, com o advento dessa tecnologia, pragas secundárias estão se tornando primárias, principalmente percevejos e diabróticas — afirma Arno Simmler, coordenador técnico regional da Pioneer Sementes.

Segundo ele, elas atacam principalmente na fase de estabelecimento de cultura, após a colheita da soja e até os 20 dias após o plantio da cultura do milho safrinha. Algumas pragas atacam ainda até a formação da espiga, principalmente o percevejo marrom.

— Para identificar as pragas na lavoura, o ponto mais importante é que o produtor faça um monitoramento constante. Se não manejada, a lavoura pode sofrer perdas de até 70%. Entre os danos, está o multiespigamento, o que faz com que o produtor não tenha espiga viável no momento da pré-colheita — explica o coordenador.

Simmler diz que, como controle preventivo, o produtor deve optar pelo manejo integrado de pragas que, basicamente, começa desde a cultura da soja, com um bom levantamento e controle das pragas e, principalmente, o bom estabelecimento da cultura de safrinha com o uso do tratamento de sementes industrial.

— O produtor deve contar com um manejo integrado de pragas bem trabalhado. No momento oportuno, caso ocorra algum dano, ele deve fazer a aplicação complementar com inseticida de acordo com a recomendação de um agrônomo — orienta.

Mesmo com a tecnologia Bt na cultura do milho, o coordenador afirma que é importante que o produtor mantenha o monitoramento. Para mais informações, basta entrar em contato com a Pionner Sementes através do número (51) 3719-7700.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 10/01/2012

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Milhocultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada